quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Perguntas e Respostas sobre Instalação de Splits

 

Quais as ferramentas mais apropriadas para se proceder a manipulação de tubos de cobre?

R. CORTADOR DE TUBOS APROPRIADO E EM BOAS CONDIÇÕES (NÃO DEVERÁ MARCAR O TUBO), KIT FLANGEADOR EM BOAS CONDIÇÕES e DOBRADORES DE TUBO APROPRIADOS ÀS BITOLAS DA TUBULAÇÃO QUE ESTIVER SENDO UTILIZADA.

Por que o flangeamento é fundamental para o sucesso de uma tubulação de fluido refrigerante?

R. PORQUE DA BOA QUALIDADE DO FLANGEAMENTO DEPENDE A ESTANQUEIDADE DO SISTEMA. OBSERVE AS MEDIDAS RECOMENDADAS PARA CADA BITOLA DE TUBO. OBSERVE TAMBÉM A QUALIDADE DO TUBO, PREFERINDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, TUBOS EXTRUDADOS À TUBOS COSTURADOS.

Como o técnico pode saber as bitolas recomendadas para cada tipo de linha de fluido refrigerante?

R. É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO QUE O TÉCNICO CONSULTE O MANUAL DE INSTALAÇÃO FORNECIDO PELO FABRICANTE.

Por que é preciso o uso de uma bomba de alto vácuo para desidratar as linhas de fluido refrigerante?

R. PARA GARANTIR QUE OS NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO E UMIDADE REMANESCENTES SEJAM ACEITAVEIS E NÃO VENHAM A PREJUDICAR OU DANIFICAR O CONDICIONADOR DE AR. LEMBRE-SE QUE DEVE-SE ASSEGURAR A RETIRADA QUASE TOTAL DOS NÃO CONDENSÁVEIS E DA UMIDADE. VOCÊ JÁ PESQUISOU PARA DESCOBRIR A QUE TEMPERATURA A ÁGUA "FERVE" QUANDO SUBMETIDA A UM VÁCUO DE 500 MICRONS? PESQUISE E SE SURPREENDA!

Quais os níveis de pressão utilizados para o teste de estanqueidade e para o vácuo? Por que estes procedimentos são fundamentais?

R. COMO REGRA GERAL, O TESTE DE ESTANQUEIDADE DEVERÁ SER EXECUTADO A UMA PRESSÃO LIGEIRAMENTE SUPERIOR A PRESSÃO DE CONDENSAÇÃO DO SISTEMA, SENDO PORTANTO UMA FUNÇAO DO FLUIDO REFRIGERANTE EMPREGADO E DA TEMPERATURA DE CONDENSAÇÃO DA UNDIDADE. COMO VALOR ORIENTATIVO, SUGERE-SE TESTAR COM NITROGÊNIO A PRESSÕES ENTRE 250 E 300 PSI. VERIFIQUE A RESISTÊNCIA DAS MANGUEIRAS E CONEXÕES UTILIZADAS PARA EVITAR ACIDENTES. PARA O VÁCUO, EMBORA VALORES DE 500 MICRONS SEJAM ACEITAVEIS PARA OPERAÇÕES DE CAMPO, SÃO ORIENTADOS VALORES ENTRE 250 E 500. VALORES MUITO MAIORES QUE ESTES SÃO DESNECESSÁRIOS E PODEM INTERFERIR COM O ÓLEO LUBRIFICANTE DOS APARELHOS.

Quais os procedimentos finais ao se concluir uma instalação?

ALÉM DO TESTE FINAL DO APARELHO, RECOMENDA-SE ORIENTAR O CLIENTE QUANTO ÀS FUNÇÕES DO CONTROLE REMOTO, COMO PROGRAMÁ-LO (RELÓGIO, TIMER, FUNÇÕES ESPECIAIS COMO A SLEEP, ETC), ORIENTAR PARA A SELEÇÃO DAS TEMPERATURAS ADEQUADAS AO CONFORTO TÉRMICO HUMANO. SUGERE-SE TAMBÉM RECOMENDAR AO CLIENTE A EXECUÇÃO DE MANUTENÇÕES PREVENTIVAS REGULARES NO APARELHO.

Após ter executado os procedimentos de verificação de estanqueidade e desidratação, qual a pressão que se espera medir logo após a abertura das válvulas de duas e três vias?

Resposta: A pressão deverá ser a pressão de saturação do fluido refrigerante utilizado, na temperatura ambiente do local!

E se a pressão lida for muito diferente da pressão de saturação do fluido refrigerante à temperatura ambiente?

Resposta: Então as unidades estão contaminadas ou pressurizadas com outra substância. Neste caso, deve-se proceder o recolhimento e correto descarte do fluido que lá estiver, executar novo procedimento de desidratação (vácuo) no sistema e dar a carga de fluido refrigerante indicada pelo fabricante. É importante observar o manual de serviço do aparelho para obter as informações corretas sobre a carga de gás.

Como é realizado o processo de recolhimento de fluido refrigerante?

R. a importância de se deixar pressões positivas próximas de zero se relaciona com a menor possibilidade de contaminação das linhas, devendo estas serem isoladas logo após a desconexão. Adicionalmente, este procedimento facilita a reinstalação da unidade, uma vez que, após efetuadas as conexões nas linhas, o teste de estanqueidade e o procedimento de vácuo, basta que se adicione o mesmo fluido refrigerante na linha, até que a pressão chegue ao mesmo valor próximo de zero. Feito isto, pode-se liberar o fluido recolhido na unidade condensadora.

Por que, quando chegamos nesta época de outono para inverno, ocorre o bloqueio de gelo no evaporador dos aparelhos?

Resposta: Em aparelhos corretamente balanceados, e com o termostato funcionando adequadamente, o bloqueio do evaporador pode se dar por uma redução de vazão no trocador. Esta redução pode ser devida a uma obstrução parcial do próprio evaporador, como também no filtro de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário