No Brasil
O primeiro aparelho produzido no Brasil, foi construído no ano de 1947, em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina. De 1947 a 1950, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado, na oficina de Brusque, 31 aparelhos movidos a querosene. Então surge um novo personagem, Wittich Freitag, um comerciante bem sucedido da cidade de Joinville-SC, que convence os dois a montarem uma fábrica. Fechada a sociedade entre os três, em 15 de julho de 1950 entra em operação a CONSUL, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil, na cidade de Joinville.[2]Em 1862 Ferdinad Carriêr inventa a primeira geladeira, por isso é necessário retratar a febre de tecnologia da pequena Uiraúna que foi o reflexo da mesma no Brasil, deve-se mostrar como a inovação chegou às terras uiraunenses, veio a primeira geladeira que funcionava a gás e fez muito sucesso ao ponto de se vender até gelo para as crianças que o desconhecia.
Acredito que o Pereira Lopes produziu na mesma época e era com compressor. Os primeiros produtos utilizavam palha de arroz como isolante térmico e foram vendidos para as Lojas Isnard.
ResponderExcluirMuito interessante! Será que ainda existe, em algum Museu, alguma dessas geladeiras bem antigas, à querosene ou à gás, mas que não use e nem precise de eletricidade??? Poderiam voltar à produzir geladeiras e refrigeração sem a necessidade de eletricidade; ou com a eletricidade gerada pelo MOVIMENTO CONTÍNUO!
ResponderExcluirMas ainda existe geladeira à gás.
ExcluirTem no museu de Três Barras SC uma geladeira de 1947
Excluir